ANUNCIE

Brasil é o País que mais consome notícias pelas redes sociais, diz pesquisa

‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres no Oscar também tiveram destaque nas plataformas Meio & Mensagem

JD Morbidelli  xx/xx/xx xxhxx

Compartilhar notícia

O Brasil segue entre os quatro maiores mercados digitais do mundo, registrando 131 milhões de visitantes únicos em dezembro do ano passado, liderando o mercado da América Latina, diz o relatório da Comscore sobre o comportamento dos consumidores e o impacto das plataformas digitais.

Naquele mesmo mês foram registradas 103,9 horas mensais em aplicativos, por visitante único, contra 5,5 horas em navegadores móveis. Já em relação às redes sociais, o uso médio foi de 51 horas por mês.

 

Leia mais

 

O WhatsApp, TikTok, Facebook e Instagram seguem como as plataformas mais consumidas no território brasileiro – e o TikTok obteve um crescimento de 73% no número visualizações de vídeo, alcançando a marca de 11,1 bilhões de visualizações de vídeos (comparando os anos de 2023 e 2024).

O TikTok (75%) também é a principal plataforma onde os latinos-americanos consomem notícias, seguido pelo Instagram (20%) e Facebook (3%).

Já o Globo Notícias foi o hub de notícias mais acessado via desktop ou mobile, com 62 milhões de visitantes únicos, seguido pelo Uol Notícias (35 milhões) e MSN (33 milhões). Já considerando o alcance das redes sociais, os destaques são Metrópoles, R7 Notícias e Uol Notícias.

“O crescimento das redes sociais, da CTV e do varejo digital indica que marcas e anunciantes precisam adaptar suas estratégias, considerando um ambiente cada vez mais dinâmico e segmentado, para alcançar suas audiências de forma estratégica”, pontua Ingrid Veronesi, country manager da Comscore no Brasil.

“À medida que o consumo digital segue evoluindo, compreender como, onde e por que os usuários interagem com diferentes plataformas será essencial para o sucesso das marcas”, completa.

Naquele mesmo mês foram registradas 103,9 horas mensais em aplicativos, por visitante único, contra 5,5 horas em navegadores móveis. Já em relação às redes sociais, o uso médio foi de 51 horas por mês.

 

Previous slide
Next slide
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja mais

Marketing de influência

Em 2024, de acordo com dados do Comscore Social, no segmento de influenciadores foram reportadas cerca de 6 bilhões de ações nas redes sociais.

Virginia, Neymar Jr., Vinicius Jr., ViihTube e Lucas Rangel aparecem como o top 5 influenciadores com maiores ações contemplando Instagram, Facebook, Tiktok, X e YouTube.

O Spotify também se manteve como a principal referência em streaming de áudio, registrando crescimento de 39% em relação ao ano anterior, chegando a 900 milhões de horas de escuta ao longo do ano passado.

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi destaque no Oscar e nas plataformas. Somando Facebook, Instagram, X e TikTok, o título teve 237 milhões de ações e no Facebook, YouTube, X e TikTok, cerca de 513 milhões de visualizações.

A participação de Fernanda Torres nas premiações, como o Golden Globes e o Oscar, também resultou em um crescimento de 149% no número de seguidores no Instagram.

Ela iniciou com 2.2 milhões e na noite do Oscar atingiu 5.5 milhões de seguidores – onde também 22% das ações eram citando o filme.

Esporte é destaque

O Brasil lidera o consumo de esportes da América Latina, seguido por Argentina e Colômbia – e mais uma vez a CazéTV é destaque, apresentando um crescimento de 128% nas visualizações no YouTube (1,4 bilhões), com jogos do Paulistão 2024 (20 de janeiro até 7 de abril), e as transmissões das Olímpiadas de Paris 2024 (de 26 de julho até 11 de agosto).

Neste período, as redes sociais também se consolidaram como amplificadoras de conteúdos de mídia tradicional, aumentando o alcance de transmissões televisivas.

Perfil do consumidor

A análise apresenta também insights sobre o perfil do consumidor digital, mostrando que 76% da população está conectado diariamente nas redes sociais, 66% confiam na internet para se manterem informados, 71% afirmam que a internet é sua principal fonte de entretenimento e 51% acreditam que comprar online é seguro.

O setor financeiro digital também segue aquecido, com 111 milhões de visitantes únicos acessando serviços financeiros on-line.

Caixa foi o banco digital mais acessado com 55 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2024 – enquanto Will Brank, Itaú e Nubank são destaques no acesso através de redes sociais, no mesmo período. 

Já o varejo digital vive uma expansão acelerada, impulsionada pela ascensão do Retail Media com o surgimento da ‘terceira onda do marketing digital’. A Shopee é destaque, com o maior crescimento em audiência (+7,9 milhões de visitantes únicos).

 

CONTATO

Telefone
(11) 3804-6194
(11) 93362-3048
Redação
redacao@ospardais.com.br
Publicidade
publicidade@ospardais.com.br
Assessoria de Imprensa
imprensa@ospardais.com.br
Tecnologia da Informação
ti@ospardais.com.br
Assessoria Jurídica
juridico@ospardais.com.br

CADASTRE-SE